sexta-feira, 2 de maio de 2008

ANTÓNIO LOBO ANTUNES: frases sopradas na alma

Não consigo ler Lobo Antunes sem chorar. Mas é um choro de desprendimento da vida, como se o narrador fosse meu amigo e estivesse abrindo seu coração, me contando as mais terríveis, as mais doces, as mais desiludidas confissões.

De uma entrevista concedida a Edney Silvestre, da Globo News, pesquei algumas frases deliciosas do escritor português, que é um dos mais conhecidos no Brasil pela nova geração de leitores.

“Apostar no futuro é para quem já se resignou a perder o presente.”

“Se quer escrever prosa, leia poesia. Os poetas nos dão o valor da palavra. Na poesia dos grandes poetas, cada palavra tem uma cintilação, brilha como um diamante. Tenho uma imensa inveja dos poetas.”

“A morte está sempre à porta, como a vida.”

“A gente tem de chorar pra dentro como as grutas.”

“Não há um sentimento sem o seu contrário.”

A primeira mulher de Lobo Antunes morreu aos 47 anos, de câncer. Ele conta essa história. Na ocasião, já estavam separados, mas ele esteve com ela até o fim. Antunes narra suas últimas palavras.

“Ela me perguntou: ‘Que horas são?’. E eu disse ‘dez para as seis’. E a resposta dela foi a coisa mais extraordinária que ouvi até hoje: ‘Que hora tão improvável’. E morreu.”

Leia também:

Um comentário:

Anônimo disse...

Alguem sabe se ele está melhor?
Obrigado
Luis