segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

COMPLETANDO O RACIOCÍNIO DE FERREIRA GULLAR

Gullar: "poesia é verdade"

Numa entrevista ao programa Espaço Aberto, da Globo News, no dia 9 de janeiro, o poeta, ensaísta, pintor, articulista, dramaturgo, crítico de arte e escritor de literatura infanto-juvenil Ferreira Gullar disse que a poesia tem o valor e a função de causar perplexidade, e que as pessoas, em pleno século XXI, ainda têm perplexidade, ainda não são máquinas. Essa é a razão por que ainda há poesia, razão pela qual a literatura ainda existe.

No final, o autor de uma das mais belas criações da literatura brasileira, Poema sujo, compara o principal consumo de massa, como elemento de fruição, as telenovelas, com a poesia. Segundo ele, as telenovelas falam muito mais da falsificação dos sentimentos, enquanto a poesia fala dos sentimentos verdadeiros.

E conclui: “Não é todo mundo que gosta de poesia, não é todo mundo que precisa de poesia, mas não é todo mundo que vê futebol também. É verdade que mais gente vê futebol do que lê poesia, mais gente vê novela das oito do que lê poesia, mas há quem leia poesia e não veja novela das oito.”

Gullar só esqueceu de dizer que há quem veja novela das oito e leia poesia. E neste caso, incluir-se-ia aqui um número maior de quem aprecia poesia. Por que não?

Nenhum comentário: