quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

FRASES DE SABEDORIA DE GANDHI

Mahatma Gandhi (1869 – 1948) foi um homem corajoso e sábio. Franzino e forte, ele reergueu o espírito desacreditado de seu povo. Enfrentou um império inteiro, o britânico, só com o poder da atitude desprovida de ódio. Em 1992, o cineasta Richard Attenborough dirigiu o filme Gandhi, que deu a Ben Kingsley o Oscar de melhor ator, no papel do líder indiano.

Agora em 2008, Attenborough publicou um livro com frases e reflexões de um dos maiores espíritos do século XX, intitulado A sabedoria de Gandhi (Sextante, 2008).

Leia algumas dessas frases, retiradas do primeiro capítulo do livro que está disponível no site da Livraria Cultura.

Frases

“Nada tenho de novo a ensinar ao mundo. A verdade e a não-violência são tão antigas quanto as montanhas. Tudo o que tenho feito é realizar experiências em relação a uma e à outra, da forma mais abrangente possível. Ao fazê-lo, às vezes cometi erros – e aprendi com eles. A vida e seus problemas tornaram-se para mim experimentos na prática da verdade e da não-violência...”


“Toda a minha filosofia, se é que se pode chamá-la por esse nome pretensioso, está contida no que eu disse. Mas não a chamem ‘gandhismo’; não se trata de ‘ismo’. E não é necessário que haja a respeito qualquer crítica literária ou propaganda. Trechos das Escrituras têm sido citados como argumentos contra minha posição, mas me mantive, mais do que nunca, fiel à posição de que a verdade não pode ser sacrificada pelo que quer que seja. Aqueles que acreditam nas verdades singelas que professei só poderão propagá-las se viverem de acordo com elas.”


“Não tenho a menor sombra de dúvida de que qualquer pessoa, homem ou mulher, pode alcançar o que eu alcancei. Basta fazer o mesmo esforço e cultivar a mesma esperança e a mesma fé.”


“A força não vem da capacidade física, mas de uma vontade indomável.”


“É pelo fato de todos reivindicarem o direito de livre consciência sem exercer qualquer disciplina que há tanta inverdade sendo dita a um mundo perplexo.”


“Aprendi, graças a amargas experiências, a única lição suprema: controlar a raiva. E assim como o calor armazenado se transforma em energia, a nossa raiva, controlada, pode se transformar em uma força capaz de mover o mundo.”


“A alegria reside na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido, não na vitória em si.”


“A vida é maior que qualquer arte. E digo mais: o homem cuja vida mais se aproxima da perfeição é o maior artista de todos; pois o que é a arte sem a base e a estrutura de uma vida nobre?”


“A instrução deve ser um dos muitos meios para o desenvolvimento intelectual, mas tivemos no passado gigantes intelectuais iletrados.”


“Saber ler e escrever não é o fim da educação, sequer o início.”


“A educação formal deveria andar lado a lado com o ensino do trabalho manual – o único dom que distingue visivelmente o homem dos animais. É irracional crer que o completo desenvolvimento humano é impossível sem o conhecimento da arte de ler e escrever. Esse conhecimento, sem dúvida, adiciona graça à vida, mas não é de forma alguma indispensável para o seu crescimento moral, físico ou material.”


“Esquecer como cavar a terra e cultivar o solo é esquecer a si mesmo.”


“Deus é o único juiz da verdadeira grandeza, porque Ele conhece o coração dos homens.”


“O que distingue a civilização moderna é a multiplicidade imprecisa dos desejos humanos. A característica da antiga civilização é a restrição imperativa desses desejos e sua rigorosa regulamentação.”


“O amor é a força mais sutil do mundo.”


“Um homem não pode agir corretamente em uma área da vida enquanto estiver ocupado em agir errado em outra. A vida é um todo indivisível.”


“Toda a sua cultura, todo o seu estudo de Shakespeare e de Wordsworth seriam vãos se, além de possuírem o conhecimento, vocês não desenvolvessem seu caráter e não dominassem seus pensamentos e suas ações.”


“Não mostra a história do mundo que, se não houvesse riscos, não haveria romance na vida?”


“O objetivo sempre nos escapa. Quanto maior o progresso, maior o reconhecimento de nossa insignificância. A satisfação está no esforço, não no prêmio. O esforço total é a vitória total.”


“Podemos constatar o amor entre pai e filho, irmão e irmã, entre amigos, mas temos de aprender a usar essa força entre todas as criaturas vivas. O uso do amor é o nosso conhecimento de Deus. Onde há amor, há vida; o ódio leva à destruição.”


“O amor é uma erva rara que transforma mesmo o pior inimigo em amigo; e essa erva nasce da não-violência.”


“Sou incapaz de odiar qualquer ser sobre a Terra. Por meio de um longo percurso de piedosa disciplina, faz mais de 40 anos que não odeio ninguém. Sei que parece uma alegação pretensiosa. Entretanto, faço-a com toda a humildade.”


“O conhecimento nos conduz por muitos estágios na vida, mas ele nos falta completamente nas horas de perigo e tentação.”


“Quando estiver em dúvida ou quando o ego se tornar muito inflado, tente o seguinte: lembre-se do rosto do homem mais pobre e mais desamparado que você já viu e pergunte a si mesmo se o passo que você pretende dar será útil para ele. Ele vai se beneficiar de alguma forma? A decisão vai devolver a ele o controle sobre a própria vida e sobre o próprio destino? Em outras palavras, esse passo vai contribuir para a autonomia dos nossos milhares de conterrâneos famintos de alimentos e de vida espiritual? Então você verá suas dúvidas e o seu ego se desvanecerem.”

Nenhum comentário: