sexta-feira, 27 de março de 2009

NOVA BIOGRAFIA DE GARCÍA MÁRQUEZ


Quem for à livraria pedir uma biografia de García Márquez em inglês, receberá uma chuva de títulos. Mas em português, não será bem assim. Provavelmente só vai encontrar a primeira parte de sua autobiografia Viver para contar, que é ótimo, mas não sai do campo da verdade subjetiva, se é que isso existe (ou talvez toda verdade seja subjetiva).

Até mesmo a edição em português, lançada aqui em 2000, de Gabriel García Márquez: viagem à semente, do jornalista e crítico literário colombiano Dasso Saldivar, está esgotada. Em compensação, os americanos não se cansam de valorizar, meritoriamente, o velho Gabo. No ano passado, foi lançado mais um título sobre sua vida, Gabriel García Márquez: a Life, de Gerald Martin, que já tem reedição em 2009.

Especialista em literatura latino-americana, Martin discorda do próprio Márquez sobre a temática de seus livros. Enquanto o autor de O amor nos tempos do cólera diz que em toda sua obra o principal tema é a solidão (tendo inclusive intitulado seu discurso para o Prêmio Nobel de Literatura, de 1982, A solidão da América Latina) Martin diz que o tema recorrente da obra de Márquez é a maneira como os grandes sonhos do povo latino sempre acabam fracassados. Talvez dê no mesmo.

Leia também:

Nenhum comentário: