terça-feira, 1 de julho de 2008

PONTOS DE VISTA DE UM PALHAÇO


A literatura alemã, desde Goethe, sempre ofereceu bons autores, muitos deles reconhecidos com o Prêmio Nobel, como Gerhart Hauptmann (1862 – 1946), Thomas Mann (1875-1955), Günter Grass (1927 - ) e Heinrich Böll (1917-1985).

Este último é um dos mais reconhecidos em sua terra natal e na Europa. Tem vários livros publicados em Portugal, mas no Brasil é um autor pouco conhecido e suas obras estão esgotadas, sendo encontradas apenas em sebos e boas bibliotecas.

O único livro de Böll disponível nas livrarias até este mês era O anjo silencioso, publicado pela Estação Liberdade (2004). Agora em julho, esta mesma editora lança mais um título do autor alemão, Pontos de vista de um palhaço.

A grande popularidade de Böll tem uma razão de ser. Sua obra é o mais contundente testemunho da consciência histórica da Segunda Guerra Mundial, tema caro aos alemães pelo sentimento de culpa que carregam até hoje, devido às atrocidades cometidas pelos nazistas.

Em Pontos de vista de um palhaço, um homem chamado Hans Schnier, palhaço de profissão, tenta juntar os cacos do passado para reconstruir sua vida sentimental, enquanto perpassa toda a história do período pré e pós-guerra. No meio de seu inferno astral estão os conflitos religiosos entre católicos e protestantes e seus respectivos papéis no período narrado.

3 comentários:

Mog disse...

Estou lendo esse livro!
Gostei do seu blog.
Estou seguindo.

Inté ;D

Mog disse...

Estou lendo esse livro e estou gostando muito.
Tbm gostei do seu blog, já estou seguindo!
Inté ;D

Gilberto G. Pereira disse...

Obrigado, Mog, por ser leitora e por ser de Goiânia! Um abraço!