terça-feira, 30 de dezembro de 2008

LITERATURA INDIANA: o perfil de Arundhati Roy

Roy: escreveu um só romance,
o bastante para ganhar o Booker

Ela publicou seu primeiro romance, O Deus das pequenas coisas, aos 36 anos de idade. Também foi com essa idade que recebeu, com esse romance, um dos mais importantes prêmios da literatura mundial, cobiçado por escritores que já escreveram obras-primas, o Booker Prize, em 1997.

Como a de muitos outros escritores indianos de sucesso, a vida de Arundhati Roy foi construída numa sucessão de deslocamento vertiginosa, que a levou para diversos lugares, geográfica e intelectualmente. Nasceu em 1961, em Hassam, Índia. Seus pais se divorciaram quando ela ainda era bem pequena, de modo que foi criada pela mãe, só até os 16 anos, porque, com essa idade, saiu de casa e foi para Délhi estudar arquitetura.

Em Délhi, casou-se com um colega de faculdade, que se chamava Gerard da Cunha. Os dois foram morar no Estado de Goa, colonizado pelos portugueses, onde passaram um tempo vivendo de vender bolos, porque, embora formados, não queriam trabalhar com arquitetura. Mais tarde, Da Cunha se tornaria um arquiteto renomado em Goa.

O casamento, no entanto, não durou para sempre, e cinco anos depois Roy estava de volta a Délhi, onde começou a trabalhar como atriz. Depois se casou com um de seus diretores, Pradeep Krishen. Anos mais tarde, começou a escrever roteiros de seriados e de filmes para TV.

Depois de todas essas aventuras e já conhecida em seu país, Arundhati Roy se recolheu da vida de celebridade e foi escrever O Deus das pequenas coisas, seu único romance até agora, carregado de tintas autobiográficas. Hoje é uma notável ativista social e escreve sobre política e cultura.

Serviço

O livro de Arundhati pode ser comprado na Livraria Cultura, clique no título.

Título: O Deus das pequenas coisas – edição de bolso
Autor: Arundhati Roy
Editora: Companhia das Letras, 1998, 360 páginas
Gênero: RomancePreço: R$ 23,50

2 comentários:

M. disse...

Seu blog é uma excelente referência pra quem ama a literatura. Parabéns! Adicionei-o aos meus favoritos. Um abraço e Feliz Ano Novo!

Gilberto G. Pereira disse...

Muito obrigado! Feliz Ano Novo pra você também!