segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

LITERATURA INDIANA: o perfil de Anita Desai

Muito conceituada na Índia e na Europa,
Anita Desai só tem um livro publicado no Brasil

Dificilmente no Brasil teremos um escritor indiano que não seja, antes, lido na Inglaterra e nos Estados Unidos, no mínimo. Nestes, porque os indianos que querem ser notados fora de seu país geralmente escrevem em inglês, são anglófonos. E o mercado editorial brasileiro segue o interesse ocidental, como se fosse o termômetro das letras indianas. Se o autor está bem em Londres ou em Nova York, cá também estará.

Por aqui, não foge às regras Anita Desai, que só tem um livro publicado no Brasil, Sob custódia, cuja edição está esgotada (mas é possível encontrá-la em sebos). Ela agora tem mais um papel a desempenhar, o de mãe de um talento recém-badalado, a premiadíssima Kiran Desai.

Voltando à Anita, ela nasceu na cidade indiana de Mussoorie, em 1937. Segundo os compêndios estrangeiros de literatura, sua obra atual explora principalmente as tensões da alma familiar e a alienação das mulheres da classe média indiana.

No entanto, quando começou a escrever, em 1963, sua literatura abordava temas que iam do anti-semitismo alemão, passando pela perda da tradição, à visão estereotipada do Ocidente sobre a Índia.

Nenhum comentário: