terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Museu da Língua Portuguesa em chamas


Morei em São Paulo por quase seis anos (2001-2002, 2005-2009), num momento da minha vida que tudo era novidade, e como Sampa é rápida, também vivi novidades para mim que eram novidades para essa cidade célere, insana, essa cidade incenso de minha alma, essa cidade santa, profana, meu rio de coisas, como por exemplo a primeira Virada Cultural em 2005 e a inauguração do Museu da Língua Portuguesa, em 2006, que ontem ardeu para sempre e foi-se sob o fogo em labaredas terríveis que vi em vídeos e fotos à distância, como tudo se vai nessa cidade solta.

Doeu-me ver um ícone da cidade se desfazer. Será refeito, claro. Voltará, como a velha imagem da Fênix, eu sei, mas ainda assim é doloroso. Se tinha de ser, foi bom ter sido numa segunda-feira quando não havia visitantes. Um herói morreu, um dos bombeiros que tentavam controlar o fogo, e tudo ganha uma dimensão mais triste ainda.

Fica aqui minha tristeza por isso que se foi. Mas ficam também as lembranças de tantas sensações boas que vivi ali, como a primeira vez que assisti ao espetáculo de introdução do museu, com mil vozes de artistas brasileiros, lendo poesias e prosas da língua mãe e seus afluentes.


...

Nenhum comentário: