sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sistema judiciário precisa mudar com urgência

Durante as manifestações na noite de quinta-feira, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o motorista de um SUV Land Rover, identificado como sendo Alexsandro Ishisato de Azevedo, de 37 anos, que é dono de uma academia e lutador de jiu-jitsu, atropelou várias pessoas e matou uma delas.

Segundo a polícia, em reportagem publicada nesta sexta-feira no Portal UOL, Alexsandro Ishisato “responde a 20 processos na Justiça, sendo cinco criminais.” Ou seja, uma Justiça que deixa um criminoso desse porte à solta, sem pagar pelos crimes cometidos, está praticamente autorizando-o a ser bandido. E é por causa de um sistema judiciário como este – além de um número imensurável de outras reivindicações – que as pessoas estão nas ruas.

Nós, os cidadãos, não queremos acabar com as instituições, mas queremos mudá-las. O sistema judiciário é uma dessas instituições que precisam mudar, e mudar por dentro urgentemente, mudando as leis, a maneira de aplicá-las, o modo como ela estende seus tentáculos para agarrar apenas quem não tem dinheiro, esse lugar comum tão verdeiro e cruel.

Nenhum comentário: