terça-feira, 25 de junho de 2013

Gertrude Stein pela CosacNaify


A CosacNaify acaba de lançar uma coleção de livros da escritora e patrona das artes americana Gertrude Stein. Com tradução de José Rubem Siqueira e Júlio Casanon Guimarães, Gertrude Stein (Companhia das Letras, 2013) parece ser bom. Eu adoraria lê-lo, se pudesse pagar os R$ 120 merecidos.

Ela morava em Paris, onde recebia o fino das artes, todos exilados voluntários, como Pablo Picasso, Ernest Hemingway, Djuna Barnes, Scott Fitzgerald, Woody Allen, ops, este último não era seu contemporâneo.

Woody Allen fez o filme Meia-noite em Paris, em que seu alter ego Gil (em ótima interpretação do baixinho e narigudo Owen Wilson) entra numa de nostalgia e acaba esbarrando num portal do tempo que o leva para a época da geração perdida, termo cunhado por Stein para designar aqueles jovens talentos da década de 20 do século passado que escolheram a capital francesa para fazer sua festa.

No filme de Allen, Stein recebe a deliciosa interpretação de Kathy Bates (aquele filme é um grande acerto da cinematografia recente e itinerante de Allen).

Gertrude Stein (1874 - 1946), uma mulher talentosa cuja obra ainda não tive a oportunidade de ler, mas cuja alma leio em outros autores.

Parece que está na moda falar da geração perdida. O grande Gatsby, de Fitzgerald, foi relançado para acompanhar o lançamento do filme baseado no livro. Só falta Paul Robeson voltar também. Aí, é pedir demais, né. I`m tired of living, and scared of dying...

Nenhum comentário: