domingo, 17 de agosto de 2008

O ENSINAMENTO DO MESTRE CONFÚCIO: a literatura em tempos de China

Confúcio nasceu em 551 a.C. e morreu em 479 a.C. Foi filósofo e professor de muitos alunos brilhantes, que ocuparam cargos importantes na China imperial. Dizem que ele foi um reformador social frustrado porque não conseguia convencer nenhum governante a pôr em prática suas idéias.

Por esta razão, dedicou a vida a repassar seus ensinamentos aos alunos, que difundiram tão profundamente seu modo de pensar a vida espiritual e o mundo prático que até hoje orientais e ocidentais lêem o livro que ele nunca escreveu: Os Analectos.

No começo deste livro, há uma pequena história de como Confúcio respondia ao questionamento de seus discípulos. A um deles, o soldado Tzu Lu, ao pretender estudar com o Mestre, mas ainda na dúvida, Confúcio perguntou qual era sua grande paixão. “Minha espada longa”, respondeu.

Confúcio então sugeriu ao soldado que se ele adicionasse cultura a sua habilidade com a espada se tornaria um homem mais superior.

Tzu Lu respondeu: “Nas colinas do sul está o bambu, reto por natureza, mas flexiona por si mesmo. Se o cortamos e usá-lo, ele vai perfurar até a coraça de um rinoceronte. Do que mais precisamos saber?”

O Mestre treplicou: "Sim, mas se você fizer do bambu uma lança, rebarbá-la e afiá-la bem, não vai penetrar mais fundo?”
Diz a história que Tzu Lu entendeu a lição e, prontamente, se submeteu aos ensinamentos do Mestre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu lado nascido em Creta está sutilmente mais afiado hoje...Confúcio e sua terra natal me lembraram de uma recente passagem familiar; estávamos domingo na Liberdade à procura de um lugar sentável e razoavelmente em conta para a alimentação grupal de meu pequeno clã. Depois de uma boa andança, paramos defronte a um pequeno restaurante chinês e meu cônjuge questionou:" - os pratos são individuais?". Muito sorridente e solícita, a chinatown lady devolveu: " -Um plato dá plá dois!". Comemos muito bem.
Lição do dia: Você pode pedir alguma informação e se dar bem sem perder a masculinidade. Expelimente!

Desculpe, não resisti...

Wedis disse...

Você já viu A batalha pelo império? É um filme sobre a vida do Confucius. Acabei de ver. Eu adoro esses filmes de luta, de conquista de terras, épicos. E a história dele é muito bonita.