sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Morre Natalie Cole (1950-2016)

Natalie Cole

Natalie Cole morreu aos 65 anos em um hospital de Los Angeles, de insuficiência cardíaca, no primeiro dia de 2016. Este blog fala pouco de música, mas não pode deixar de registrar o passamento dessa grande artista, por uma razão mais pessoal.

Quando eu estava aprendendo inglês na década de 1990, ouvi pela primeira vez a canção Route 66, uma música cantada por todo mundo de peso no show bis, desde o pop, passando rock (Rolling Stones, por exemplo) até o jazz. Depois, muito tempo depois de já saber quem era Natalie Cole por causa do álbum Unforgettable (1991), dessa música sensacional em que a filha canta em parceria virtual com o pai já morto, Nat King Cole (1919-1965), já na era do YouTube e já sabendo que pai e filha, separadamente, gravaram Route 66, fui conferir quem poderia ser melhor.



Eu achava que a filha, por ser mais moderna, teria um estilo interessante de Route 66, mas fui fisgado pela pegada meio que do samba - uma ginga rara nos jazzistas americanos - de Nat King Cole. Daí fica a lembrança e a homenagem por ocasião da morte dessa artista maravilha e de seu pai, ambos grandiosos. As histórias de ambos, muito mais que isso, estão aí, em biografias e internet.

Ouça abaixo a canção Route 66 sendo cantada por cada um e tire a conclusão. Depois dessa canção composta por Bobby Troup, no ritmo R&B, uma das homenagens mais tocadas para o fim da hegemonia da rodovia americana que cortou o país de leste a oeste (de Chicago a Los Angeles, exatamente onde Natalie Cole morreu) é a animação Carros.

Nat King Cole cantando Route 66


Natalie Cole cantando Route 66
...


Nenhum comentário: