terça-feira, 5 de janeiro de 2016

O drama de Ricardo Piglia

                                                              Site ochaplin.com
Ricardo Piglia sofre de ELA, mesma doença de Stephen Hawking

Em 2013, Ricardo Piglia, escritor argentino de 74 anos muito lido no Brasil, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença terrível que vai paralisando progressivamente os músculos sem afetar as faculdades mentais. Se por um lado, permite que o escritor trabalhe com sua contínua paixão da vida toda, a literatura, por outro, condena-o a se ver definhando na inexorável aproximação do fim. É a mesma doença de Stephen Hawking.

Uma reportagem publicada no site do jornal espanhol El País, na terça-feira (5 de janeiro), conta a história do périplo da enfermidade de Piglia, de seu drama particular, que ao mesmo tempo diz respeito a todos os seus fãs e leitores. Em depoimento ao jornal, a mulher do escritor, Beba Eguía, diz que mesmo enfermo ele não para de trabalhar.

Piglia conta com a ajuda de um pequeno exército de pessoas, sete no total, que vão à sua casa, em Buenos Aires, para trabalhar com ele sobre uma série de relatos do comissário Croce, personagem do romance Alvo noturno.

Além disso, há um enfermeiro e um cinesiólogo (profissional da cinesiologia, que, segundo o site Saúde Pelo Toque, trabalha a “harmonização de todo o corpo - físico, mental, espiritual - através de um balanceamento muscular”) que se juntam aos outros, todos os dias. “'Às vezes saio de meu quarto pela manhã e o enfermeiro já está ali sentado e não sei quem mais. Passa gente o tempo todo. Esta é uma casa aberta, do tipo comunidade', diz Beba, com um riso curto e seco.”

O drama de Piglia começa aí, porque sua doença não responde ao tratamento convencional. Segundo El País, em setembro do ano passado, o escritor obteve o respaldo de seus médicos para receber um remédio novo chamado GM604, fabricado pelo Genervon, laboratório americano, que se mostrou muito efetivo no tratamento da ELA, mas o tratamento custa os olhos da cara. Beba e Piglia, com a ajuda de amigos, diz o jornal espanhol, vêm arcando com as despesas. A dívida, no entanto, já chega a US$ 95 mil.

Medicus, a empresa do plano de saúde que Piglia paga há dez anos, não quer arcar com os custos, e o escritor corre o risco de perder o tratamento. A família entrou na justiça e foi à imprensa denunciar aquilo que pode ser visto como negligência. Conhecemos bem isso por aqui.

O tratamento com o novo remédio, segundo a mulher de Piglia, retarda o avanço da doença. Com o medicamento, o trabalho incansável do autor continua. “O resultado (desse medicamento) é assombroso. Ganhou peso, consegue sustentar o dorso e se mover um pouco. (…) Para continuar assim, não podemos parar com o tratamento, e por isso temos de obter as doses que faltam”, diz Beba.

O lance é torcer para que dê tudo certo, e que Piglia siga sua jornada de escritor, sem sofrimentos. Não só por ser “um dos autores de língua espanhola mais prestigiados na atualidade”, segundo El País, mas porque a vida pede. Piglia tem um livrinho de crítica literária intitulado Formas breves que me ensinou muito sobre como se lê o conto moderno.

Seu livro mais recente é a coletânea de memórias Los diarios de Emilio Renzi - años de formación, lançado em 2015. Em português, o último a ser traduzido, em 2014, foi o romance O caminho de ida, lançado originalmente em 2013. Leitor incansável, suas conferências sobre literatura são famosas, e um livro marcante dessa temática é O último leitor. Ainda entre seus romances, são destaques Respiração artificial, de 1980, e Dinheiro queimado, de 1987.

...


Nenhum comentário: