quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O significado da palavra “excrescência”

A frase "a existência é uma excrescência" não é sinônimo de "a vida é uma bosta". Excrescência nunca significou estrume ou excremento, só na cabeça dos ignorantes, e em se tratando do uso da língua, somos muitos, somos um exército invencível.

Excrescência quer dizer saliência, algo que se sobressai, proeminência, um monte (mas não de merda) que se eleva acima da superfície. Uma casa de cupim, aquelas casas que aparecem nos pastos de fazenda aos milhares e que o fazendeiro sobrevoa com compradores desavisados dizendo a estes que o que veem são cabeças de boi. Um chifre é uma excrescência. Uma montanha, um tumor. O homem, segundo a ideia de que veio do barro, é uma excrescência.

No poema abaixo de Augusto dos Anjos, você, homem receberá elogios e insultos, mas em altíssimo nível. Portanto, não chores, ó desgarrado do universo! Alivie-se em saber que é uma excrescência de terra, mas singular. Agora, na hora da morte, não isso, não, na hora do "montão de estercorária", eu violaria o túmulo do poeta e lhe queimaria os cabelos.

"Homem, carne sem luz, criatura cega,
Realidade geográfica infeliz,
O Universo calado te renega
E a tua própria boca te maldiz!

O nôumeno e o fenômeno, o alfa e o omega
Amarguram-te. Hebdômadas hostis
Passam... Teu coração se desagrega,
Sangram-te os olhos, e, entretanto, ris!

Fruto injustificável dentre os frutos,
Montão de estercorária argila preta,
Excrescência de terra singular.

Deixa a tua alegria aos seres brutos,
Porque, na superfície do planeta,
Tu só tens um direito: — o de chorar!"


Nenhum comentário: