quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CORREÇÃO: a origem burguesa de Lobo Antunes

A gente tem sempre de saber a razão do que fala, a origem do pensamento que expressa. Nesse sentido, cometi um pecado, porque disse que os escritores portugueses António Lobo Antunes e José Saramago tinham origens humildes, conforme o trecho abaixo, de um texto publicado em meu blog (ANTÓNIO LOBO ANTUNES: o escritor e o infinito futuro).

Ironicamente, desafetos confessos, Lobo Antunes e Saramago vieram de famílias humildes, sem tradição nenhuma no mundo das letras. Os dois venceram pela absoluta força da inteligência, aliada ao lampejo de gênios que traziam consigo.

Mas parte dessa informação não é verdade. E faço cá a mea culpa. Já não me lembro por que razão disse que Lobo Antunes era de origem humilde. Acho que entendi mal alguma coisa que o escritor disse numa entrevista ao jornalista Edney Silvestre, no programa Espaço Aberto, da Globo News.

Em todo caso, uma leitora de Portugal, com muita boa vontade, resolveu dar fim a essa minha ignorância. É claro que não vai conseguir. Mas pelo menos corrige um erro cometido nesse humilde blog. E fico inteiramente agradecido à leitora de além-mar. Segue na íntegra o e-mail que ela me enviou:

Olá, Gilberto

Estava a dar uma ‘volta’ pelo seu blog e li uma imprecisão que deve corrigir.

António Lobo Antunes e José Saramago não são provenientes de famílias humildes.

De facto José Saramago provem sim de famílias pobres, António lobo Antunes é que não, descende da alta burguesia.

Pode ser que não veja aqui muita importância, mas se pensar que o primeiro é um autodidacta de superior inteligência, pois não teve ao dispor ferramentas, que poderiam aguçar o seu engenho, o segundo embora lhe reconheça como é óbvio o seu engenho, sempre conviveu com a alta burguesia, e á casa onde vivia (tipo palacete) sempre convergiram altas individualidades tanto políticas como intelectuais….

Fica aqui feita a correcção.

Gostei do seu blogue.

Cumprimentos

Custódia Romão

Muito obrigado, Custódia!

2 comentários:

custódia romão disse...

Olá Gilberto

Daqui deste lado do mar, agradeço.

De facto é um pequeno detalhe, mas se pensarmos o quanto é dificultado o percurso de uma pessoa que " desbrava " o terreno sózinha, percebemos que não pode ter um mesmo "julgamento" de outra que embora de suprema inteligência,nasceu e cresceu numa casa com jardim e que não precisou (felizmente)trabalhar em criança.
No entanto verdade seja dita ambos são escritores de reconhecimento sem mácula.
Ainda assim quem merece parabéns é você por ser uma pessoa que aceita com humildade rectificar um pequeno lapso a que foi induzido.
Nestes tempos que correm , em que todos se acham os supra sumo, difícil é aparecer assim alguém...
um abraço para aí.

Gilberto G. Pereira disse...

Custódia, muito obrigado pelas palavras!
Um abraço!