domingo, 2 de junho de 2019

Sem imaginação, não se pode transformar o mundo

                                                                                                                              Foto: abcsofliteracy.com
Ler ficção é importante porque nos dá a oportunidade de conhecermos outras maneiras de organizar o mundo

Por que lemos? Porque sentimos a necessidade de entrar em contato com as palavras de quem pode nos ensinar alguma coisa, tanto para nos dizer algo novo como para confirmar códigos com os quais nos identificamos, reforçando o que há de comum.

Ler é colher palavras e escolher significados (interpretar), porque as palavras são polissêmicas e estão sempre grávidas de sentido.

Aprender a ler é aprender também a compreender melhor o mundo que nos cerca. A leitura nos dá a consciência de que estamos no espaço e no tempo (físico e mental), sendo empurrados por um, enquanto modificamos o outro. Até quando morremos (nosso último ato), modificamos o espaço. O exercício da leitura nos dá essa consciência.

Há diversos tipos de leitura, que vão desde a mais simples, como ler uma placa na rua, sinalizando uma direção, ou ler um bilhete da mãe, do filho, da professora, do colega, passando por uma complexidade mediana que é ler relatórios técnicos (jornais e livros de divulgação científica), até a complexidade cada vez maior, como a leitura de ensaios filosóficos e de ficção (alta literatura). 

O interessante da boa ficção é que ela permeia os elementos da simplicidade e da complexidade, porque trabalha os graus de sentido, de modo que cada leitor chegue aonde pode. Literatura é isso, é “linguagem carregada de significado em seu grau máximo”, como diz Ezra Pound, em ABC da Literatura.

Por que ler ficção é importante? Porque nos dá a oportunidade de conhecermos outras maneiras de organizar o mundo, ou de descobrirmos que é possível viver de modo diferente, que é possível criar novas maneiras de viver, de pensar, de sentir e até de inventar novos mundos. 

O universo ficcional nos oferece a oportunidade de acompanharmos uma vida inteira pelo ponto de vista que não é o nosso, que é de fora de nosso mundo, de nossas perspectivas; oferece-nos, portanto, outros ângulos de visão sobre o humanamente possível. Isso só se faz dentro da leitura, com o exercício da imaginação.

Neste caso, a imaginação é fundamental. A leitura nos permite exercitar a imaginação. Sem imaginação, não se pode transformar o mundo.

...

Nenhum comentário: