Todo artista cria como quem quer trazer ao mundo uma novidade, uma nova verdade incrustada nas coisas, uma revelação. Uma coisa interessante na obra de Whisner Fraga - escritor mineiro de 45 anos com vários livros de contos, romances e poesia publicados - é o modo como ele representa essa vontade de recriar.
Sua
coletânea de contos, aqui propostos como micronarrativas, intitulada Lúcifer e outros subprodutos do medo
(Editora Penalux, 2015), nos expõe a um cotidiano fracassado, um mundo caído,
em que o medo é o elemento fulcral. Mesmo o afeto, quando manifestado, é
manifestado a partir de uma situação criada pelo medo, como no conto Sorte,
em que um homem é assaltado, e ao chegar em casa são e salvo, se põe a manifestar
uma sensação de alívio por estar perto da família.
Modo
geral, a prosa de Fraga avança sobre o significado das coisas usando a
gramática da poesia. Seus romances têm pegadas de contos contínuos,
progressivos, como Abismo poente,
mas em imagens superpostas semelhantes ao fazer poético, que muitos chamam de
proesia, proemas.
Seus
contos também têm essa pegada poética. Neste sentido, Lúcifer e outros subprodutos do medo é um avanço sobre o que o
autor havia feito na coletânea de poemas publicada em 2010, O livro da carne. Este trouxe um deus
propondo em vez do verbo a carne, um deus mundano, recriador do universo
cristão, recriador da mitologia, um deus meio sacana, meio profano.
Já
Lúcifer e outros subprodutos do medo,
para representar a recriação do cotidiano, que a rigor é o mesmo que recai
sobre nós, ensaia um deus da individualidade que troca a narrativa baseada no
verbo (Bíblia) e na carne (O livro da carne), passando direto para
o elemento sexual, cuja premissa pode ser a seguinte: no princípio era o sexo,
e o sexo estava com Deus, e o sexo se fez medo e habitou entre nós. E do medo
criaram-se todos os males.
Coisas
do cotidiano
O
medo é o produto orgânico da existência, e também prolifera suas crias como
animal selvagem. Mas o medo também é a própria existência. Eis a tese da
narrativa de Fraga. Ao longo dos microcontos, aparecem vários dos tais subprodutos,
como a recusa da entrega ao desejo (medo do prazer ou da crítica moral), negação
da paternidade (medo da responsabilidade sobre a vida), escamoteação da velhice
(medo da morte), um motivo para a separação (medo de amar), o exercício da violência
(medo do outro). Ou seja, são as coisas do cotidiano atualizadas nesse mesmo
mundo em que vivemos. Somos nós, de certo modo.
A
grande pergunta, no entanto, é por que o autor escolheu a figura de Lúcifer como
subproduto do medo para ser o título da coletânea? A micronarrativa que dá
conta dessa resposta é a vigésima primeira. E aí o leitor entra numa bifurcação
de todos os contos e suas razões de estarem no livro.
No
conto Lúcifer, o leitor acompanha o drama de três colegas que querem
se desfazer de um cachorro chamado Lúcifer. Ninguém quer o bicho, porque tem medo
dele por ser um dobermann. Os donos então decidem matá-lo. Lúcifer foi
crucificado “para o bem de todos”. Há uma série de metáforas embutidas aí, mas
talvez a mais significativa delas seja o fato de lúcifer significar “condutor
da luz”. Apagar o cachorro pode significar, portanto, apagar a luz, escolher o
medo como sombria habitação da alma.
Em
Grande sertão: veredas, Guimarães
Rosa, tão mineiro quanto Fraga, escolheu falar do medo de Riobaldo como fruto
do confronto com o diá, “Medo eu não tenho, perdi a vontade ter coragem”, diz
Riobaldo. Nessa encruzilhada criativa, Riobaldo escolhe a luz, nega o medo
(embora o tenho dentro dele), enquanto os personagens de Fraga escolhem o medo,
ou o aceitam, e ele aparece sempre, eis a epifania sinistra.
O
livro traz 61 micronarrativas. Há contos dotados de um peculiar senso de humor,
como Erro, por exemplo, em que um rapaz faz uma tatuagem com o nome Jezus e
depois descobre que está errado. Vê-se um deus errante na pele do sujeito que
agora não tem coragem de mostrá-lo. Há contos polifônicos, como Swing, que de
tão curtinho cabe aqui dentro: “Então, amor, gozou? Ele é melhor de cama do que
eu?” Há um medo implícito aí, embora o subproduto explícito talvez seja o
desejo. O que não está explícito é a identidade de gênero do sujeito que
pergunta, nem a quem pergunta, só sobre quem pergunta.
Decifra-me
ou cala-te
A
segunda micronarrativa de Lúcifer e
outros subprodutos do medo é uma advertência, sugere uma mensagem do tipo:
compreenda que o que eu escrevo é hermético. Há uma mistura de cores e tecidos.
Ao me ler, saiba por onde passam os fios. Decifra-me ou cala-te. O texto é uma
ameaça, mas também é um convite. É, portanto, um crivo, uma peneira, um divisor
de medo e coragem de enfrentar a literatura.
Fora
da leitura de inspeção, de verificação da palavra, há a leitura do intervalo
(vide João Alexandre Barbosa), a reflexão sobre o dito e a especulação sobre o
não dito, que em síntese formam a judicação do crítico, o novo texto. Eu
poderia me alongar sobre as micronarrativas fulcrais do sentido dessa coletânea,
mas o leitor também tem o direito de se perder, para depois se achar, nesse microuniverso.
Em todo caso, textos como A revolta, A promessa (belo exemplo
do sopro da vida), Uma vez, Guerra, são os marco-guias dessa coletânea.
Guerra é o microconto que mostra mais que a guerra
dos sexos. É o texto em que o autor deixa claro sua intenção de mostrar que há
vários narradores e que o deus da individualidade, Eus, é um deus plural (leitura
do intervalo), um deus contemporâneo, hedonista, terrestre, sem luz, criador da
fertilidade, da vontade, um deus cujo altar é feito de sêmen, que pelo embate
sexual torna-se o elemento reprodutor da vida, elemento replicador da vida,
esta perpetuadora do medo.
Whisner
Fraga persegue o sentido da criação (cosmogonia). Nosso juízo implacável sempre nos cobra
posicionamento, sempre nos exige uma postura de acusação contra o mundo. Como
não podemos criar mundos, porque não somos deuses, inventamos como artistas e
expomos a criação diante do juízo estético. É isso que bons artistas fazem.
Recriam o mundo. No caso de Fraga, há uma atitude deliberada de denunciar a
inépcia da criação. O que há são projetos.
A
criação do mundo fica na vontade de inteireza. Fica a denúncia de que o mundo
vai mal e precisa ser recriado. É uma crítica a todas as cosmogonias, inclusive
à cristã, a todas as invenções, inclusive a literária, a todas as promessas de
um mundo melhor, inclusive as políticas. O conto Avenida liberdade, em que
o narrador cita a fecundação dos fracassos idealizados, é um exemplo cabal
disso.
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