segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sobre Haroldo de Campos

Haroldo de Campos (1929 - 2003)

A Folha de S. Paulo publicou um belo texto de Maria Lucia Santaella, sobre Haroldo de Campos, no domingo, 16. Segue abaixo uma degustação.

Haroldo no círculo odara

"Em meus estudos de pós-graduação na Universidade Católica de São Paulo, nos anos 1970, fui aluna de Haroldo de Campos. Suas aulas e participações em bancas examinadoras eram deleites para o intelecto e para a sensibilidade.

Mais para o final dessa década, tornei-me sua colega, também professora no programa de que fui previamente aluna. Nunca deixei a posição de discípula. Continuei a assistir a todos os seus cursos e palestras, inolvidáveis. No vigor de sua voz e na entonação belamente modulada de suas frases, exalava sua alma de poeta.

As aulas eram noturnas. Era tal o sentimento, uma espécie muito especial de êxtase pelo conhecimento, com que saía dessas aulas que, naquelas noites, não conseguia conciliar o sono.

Sonhava na vigília, imantada na aspiração de um dia poder penetrar no círculo alquímico da palavra poética." (Lúcia Santaella, Haroldo no círculo odara, no caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário: