quarta-feira, 23 de junho de 2010

Deu na Folha de S. Paulo: Newton Cannito aprova próprio projeto

Newton Cannito

São Paulo, quarta-feira, 23 de junho de 2010, Ilustrada (Folha de S. Paulo)

Secretário do Audiovisual do MinC publica portaria autorizando um roteiro seu a concorrer a prêmio federal

Edital do concurso veta participação de pessoas ligadas ao Ministério; pasta afirma que houve um "erro no sistema"

DENISE MENCHEN
DO RIO

"O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Newton Cannito, teve um projeto de roteiro de longa-metragem de ficção de sua autoria habilitado para participar de um concurso público promovido pela pasta, que premiará sete pessoas com R$ 50 mil cada uma.

O ministério atribuiu a aprovação a um "erro no sistema" e, após ser procurado pela Folha anteontem, indeferiu a inscrição de Cannito.

A lista com os 68 roteiristas que tiveram inscrições aprovadas foi publicada anteontem no "Diário Oficial da União", em portaria assinada pelo próprio Cannito.

Criador da série "9 mm: São Paulo" e corroteirista do filme "Quanto Vale ou É por Quilo?", o secretário se inscreveu com o trabalho intitulado "Gênese".

O edital do concurso, divulgado em 1º de fevereiro, veta a participação de qualquer pessoa ligada ao Ministério da Cultura.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria do Audiovisual afirmou que a inscrição de Cannito foi indeferida, mas que, por um "erro no sistema", seu nome apareceu na lista de aprovados.

Não foi explicado que tipo de erro foi esse.

O órgão também afirmou que a informação seria corrigida na edição de ontem do "Diário Oficial da União", o que realmente foi feito.

Na nova publicação, o projeto de Cannito foi considerado indeferido porque "o concorrente exerce cargo público no Ministério da Cultura, contrariando o estabelecido no subitem 5.4 do edital".

Ainda segundo a assessoria, a inscrição do secretário foi feita antes de ele ter assumido o cargo, no último dia 7.

"A primeira coisa que fiz ao chegar à secretaria foi mandar cancelar todas as minhas inscrições. Houve erro de uma funcionária", disse Cannito, que participava de outros dois concursos.

Para ele, o fato não afeta sua credibilidade, pois o problema seria descoberto na etapa seguinte da seleção."