quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Trecho do livro de Nelson Motta sobre Glauber Rocha



A Folha de S. Paulo trouxe hoje um trecho da biografia de Glauber Rocha recentemente lançada por Nelson Motta, sobre a infância e a juventude do cineasta baiano, A primavera do dragão – a juventude de Glauber Rocha (Objetiva, 2011, 368 páginas, R$56,90).

Dono de uma escrita refinada, nem importa muito se seu livro é profundo ou não. Importa, isso, sim, o relâmpago verbal pelo qual se podem ver certos traços da personalidade de Glauber. Um dia virá a biografia definitiva.


TRECHO

Glauber estudava na sala com Bananeira e Guerrinha, quando Lucinha entrou silenciosamente, sem ser notada. (...) quando acendeu a luz, deu um grito: "Glauber, meu filho! Corre! Um ladrão!"

Um negro alto e forte, ofuscado pela claridade súbita, pilhava o armário do quarto.

O ladrão, assustado, colocou a mão numa faca que levava na cintura.

Com cuidado e gestos lentos, Glauber passou o braço sobre os ombros da mãe e a tranquilizou, dizendo alto o suficiente para que o ladrão ouvisse: "Calma, mãe, este homem não é um ladrão: ele está é com fome."

"Não estou com fome porra nenhuma! Eu sou é ladrão!", reagiu o negro, surpreso e ameaçador, apontando a faca (...)

"Ô, meu filho", disse Glauber em tom paternal, "é claro que você não é um criminoso, você é um cara jovem, bonito, cheio de vida, as mulheres devem gostar muito de você. Vamos resolver logo isso. Venha cá". E se encaminhou para a cozinha com Lucinha e os amigos, fazendo um sinal para que o ladrão o seguisse.

[...]
Enquanto Caetano se vestia apressado no quarto, Necy abriu a porta e Glauber entrou esbravejando. Assustado, Caetano ouviu-os conversando na cozinha, e Necy tranquilizando o irmão ciumento: não estava traindo seu marido, era só um amigo bicha de Salvador.

2 comentários:

Revistacidadesol disse...

Boa, Giba, adorei!
Abs!

Gilberto G. Pereira disse...

Obrigado, Lúcio! Os romances do Nelson Motta eu não me atrevo a ler (talvez até gostasse, mas há tantas outras leituras), mas seus textos gerais e biográficos são ótimos, né. Grande abraço!