terça-feira, 30 de novembro de 2010

A polícia se comporta mal

Estava demorando aparecer as pataquadas de alguns policiais que integram as Forças de Segurança no Rio de Janeiro. Agora os casos de abuso começam a aparecer. Leia um trecho da reportagem da Folha de S. Paulo de hoje, assinada pelos repórteres Rogério Pagnan e Fabia Prates:

"No final de 2009, numa festa da empresa, Márcio ganhou num sorteio uma TV de LCD de 32 polegadas. Para receber o bem mais valioso da casa, sua mulher mandou pintar as paredes e comprou um móvel novo.

Ontem, ao voltar para o imóvel no Complexo do Alemão, o casal chorou ao encontrar o prêmio com a tela furada, bem no meio.

Segundo Flávia, a mulher, que pediu para não ter seu sobrenome divulgado, o buraco na tela foi feito pelo fuzil de um dos policiais, conforme relatos de vizinhos.

'Eu deixei as chaves da casa com minha vizinha. Disse que era para entregar aos policiais se eles quisessem revistá-la. Coloquei até a nota fiscal na gaveta para mostrar que era tudo certinho', diz.

As polícias Militar e Civil informaram não ter recebido nenhuma reclamação formal. Ao todo, cinco famílias ouvidas pela Folha reclamaram de portas arrombadas por policiais que reviraram tudo e destruíram as TVs."

Quem, em sã consciência, procuraria a polícia para denunciar a polícia, num momento de conturbada crise no Rio de Janeiro? Para apanhar mais? para se humilhar mais? Para quê? Durante muito tempo a polícia carioca não teve competência para extirpar os bandidos dos morros do Rio de Janeiro. Precisou de ajuda do governo federal.

Não vai ser a agora que a polícia carioca vai ter competência ou força de vontade para investigar casos de abuso. Só mesmo se alguma animalidade dessas for filmada, e secretamente, para que os bandidos de farda, que cometem esse tipo de atrocidade contra cidadãos indefesos, não venham a cometer represálias mais violentas ainda, em nome da operação de paz.

A carapuça não serve para todos. A polícia competente e honesta é quem está fazendo o trabalho de limpeza, mas há sempre aqueles, que, muitas vezes estavam na folha de pagamento do tráfico, que se sentem no direito, se sentem até mesmo com o poder e a liberdade de meter os pés e as mãos fendidos de cavalos que são na vida dos outros. Por que não entraram na casa dos bandidões antes e não fizeram isso com as TVs de plasma dos chefões, antes? São uns covrades.

Um comentário:

Revistacidadesol disse...

Que absurdo! Soube tb de um roubo de 31 mil reais.