quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O BLOG DO PROFESSOR LISANDRO NOGUEIRA

Lisandro Nogueira: "criei coragem e lancei o blog"

O jornalista Eduardo Horácio, em seu Jornal X, indicou e este blog acatou incontinente: o blog sobre cinema do grande conhecedor do assunto Lisandro Nogueira, que foi meu professor de Teoria da Comunicação na Universidade Federal de Goiás. É mesmo de primeira qualidade (para acessar, clique aqui).

É de se deliciar com os textos, dele e de outros, como o de Inácio Araújo, o senhorzinho crítico de cinema da Folha de S. Paulo. Araújo comenta diariamente os filmes da TV, no caderno Ilustrada, com tiradas hilárias. Mas também escreve textos de crítica convencional do cinema exibido nas telonas. Seu texto no Blog do Lisandro fala de Linha de Passe (de Walter Salles Jr.) e Nossa vida não cabe num opala (de Reinaldo Pinheiro).

Já os textos de Lisandro Nogueira são curtos, ágeis e trazem um didatismo saudável, que nos empurram para mais próximo do cinema, nos deixam com mais vontade de ver filmes vários, unindo o prazer mundano do cinema comercial com a delícia da arte. Vale a pena.

Leia abaixo a justificativa do blog.

“Na tarde de segunda-feira (dia 15 de setembro), o professor Daniel Cristino, meu colega "bem jovem" na UFG, me perguntou os motivos por que eu não tinha um blog. Motivos? A falta: de confiança na informática blogueira; de tempo.

A idéia foi dele. No dia seguinte, eu já tinha o auxílio luxuoso da Cecília Paes, da Luísa e do meu sobrinho judeu, Pedro Nogueira Winitz. Sempre conto com a ajuda de outro sobrinho não-judeu: Marcelo Nogueira. Passada a desconfiança e a certeza de que eles continuariam por perto, criei coragem e lancei o blog.

O professor e jornalista Eduardo Horácio ficou horas na tarde/noite de terça-feira, acertando a parte gráfica e ensinando as postagens e outros procedimentos. Merci!!!”