sexta-feira, 24 de junho de 2016

Na cozinha com Carolina: as apetitosas dicas de Carolina Ferraz


Não sei cozinhar, tampouco mando bem na arte de comer. Como quase qualquer coisa, sem saber distinguir entre o refinado e o junk, a não ser pelo rótulo prévio. Mas sei ler. A leitura me ensinou sobre a delícia das palavras bem arquitetadas na poesia ou na prosa. O interessante de muitos livros de culinária são justamente o texto de apresentação, o nome dos pratos e a posologia das receitas, que os tornam, sem dúvida, mais apetitosos.

O livro Na cozinha com Carolina, da belíssima Carolina Ferraz (Companhia Editor Nacional, 2013), me trouxe recentemente essa sensação de ler e salivar. Primeiro, a capa nos convida a entrar, com o belo sorriso da autora. Segundo, o projeto gráfico, a arte final do livro está muito bem, obrigado. E por último (last but not least, como dizem os ingleses), os pratos e seus nomes.

Eu me lembro de uma vez que fui comer em algum restaurante na Vila Madalena, em São Paulo, e o cardápio oferecia Bacalhau com batatas ao murro. Adorei o nome, e pedi o prato. Estava uma delícia. No livro de Carolina não tem a receita do prato que saboreei na Vila Madalena, mas tem uma série de outras apetitosas dicas.

Alguns pratos, eu me arriscaria a comer. Outros, me contento em gostar do nome. A aventura começa com o texto de introdução de Carolina, ritmado, confessional, dentro do qual uma carga emotiva nos convida a entrar no mundo gastronômico da autora, atriz goianiense que ganhou o mundo e aqui nos deixa experimentar um pouco de seu mundo particular de sabores, cheiros, tatos, cores, texturas, sensações.

Nos tempos de criança, em Goiânia, Carolina observava (e ajudava) a mãe nos finais de semana, quando esta preparava jantares para os amigos da família e ficava o dia inteiro na cozinha às voltas com os preparativos. “Me lembro da minha mãe se mexendo de um lado pro outro, picando cebola, provando molhos, preparando as carnes, um pouquinho de vinho aqui, uma pitada de pimenta ali e aquele cheiro incrível que tomava conta de todos os ambientes.”

Nomes e pratos

Além disso, o livro de Carolina flerta com a literatura, o que o torna ainda mais charmoso. Dividido em drinques, entradas, saladas, sopas, pratos principais e molhos e caldos, mais dicas, histórias e ambientações, Na cozinha com Carolina nos mostra receitas com nomes como: Purê de brócolis com queijo roquefort; Fritada de mussarela com bacon, manjericão e tomates-cerejas grelhados; Creme de aspargos; Pernil de vitela assado com mel, limão e batatas coradas; Cavalas assadas com laranja, alho, azeitonas e erva-doce.

A sonoridade dos pratos vem em particularidades como “tomates-cerejas grelhados”, “batatas coradas”, “cavalas assadas”, e assim por diante. Saborear o livro para depois saborear as receitas preparadas por alguém que saiba fazer ou goste de experimentar. O livro é um bate-papo. Carolina Ferraz, que tem um programa de culinária na GNT, acho, me surpreende pela simpleza e pela qualidade.


...

Nenhum comentário: